Em um período onde o coronavírus é notícia em todos os jornais e a população mundial está preocupada com as contaminações, surgem diversas inverdades a respeito da doença, que dificultam o seu combate e prevenção.
Sendo assim, torna-se indispensável conhecer os principais mitos e verdades referentes ao Covid-19, para que todos possam se cuidar de modo mais eficaz e encarar a situação com a seriedade que ela exige.
A equipe do Plano de Saúde Populares tem reunido as principais informações sobre o tema, inclusive, já fizemos um artigo com as principais dúvidas a respeito da cobertura dos planos de saúde nos casos da doença. Sendo assim, tentaremos desmistificar um pouco o que se tem dito por aí.
Veja também: Planos de saúde terão de cobrir exames para o novo coronavírus
Os mitos e verdades do coronavírus
É possível transmitir coronavírus com um beijo – Verdade
Diversas secreções corporais podem estar contaminadas com o vírus, caso a pessoa seja portadora deste.
Sendo assim, a saliva está incluída e não é recomendado cumprimentar com um beijo; de fato, o melhor é evitar qualquer tipo de contato físico desprotegido, como apertos de mãos e abraços.
Já existem medicamentos que combatem o coronavírus – Mito
Não faltam postagens nas redes sociais listando medicamentos que seriam eficientes no combate ao coronavírus, mas trata-se de um mito.
Infelizmente, os especialistas ainda não conseguiram desenvolver uma medicação que impeça o coronavírus de contaminar alguém e nem que mate diretamente esse agente infeccioso.
É importante não divulgar essa falsa notícia porque há pessoas que relaxam na proteção por achar que já existe um medicamento e, por isso, que a gravidade da doença diminuiu, o que não é verdade.
Pessoas infectadas podem não ter sintomas – Verdade
Há casos de pessoas infectadas com o coronavírus que não têm nenhum sintoma.
Tratam-se de indivíduos fora do grupo de risco e que continuam transmitindo a doença, caso não fiquem em isolamento.
Vale ressaltar que o grupo de risco é formado por idosos, portadores de doenças crônicas e crianças.
Desse modo, qualquer um que teve contato com pessoas comprovadamente infectadas ou que tenham feito viagens internacionais, precisam ficar isoladas em casa por 14 dias ou, ao menos, evitar tocar em outros indivíduos durante esse período de tempo.
Se começarem a desenvolver os sintomas, como febre, tosse e dificuldade respiratória, é primordial procurar rapidamente uma unidade de saúde.
A vacina contra a gripe previne o Covid-19 – Mito
Desde que as infecções por Covid-19 foram confirmadas no Brasil, o Ministério da Saúde decidiu adiantar o período de vacinações contra a gripe comum.
Isso fez com que muitas pessoas, erroneamente, começassem a achar que a razão seria que a vacina ajudaria a prevenir contra o coronavírus.
Isso não é verdade: o motivo para adiantar o período de vacinação é somente ajudar a detectar mais facilmente o Covid-19. Por exemplo: se a pessoa foi vacinada contra a gripe e apresenta sintomas, é mais provável que ela esteja com coronavírus e os médicos têm o seu trabalho facilitado.
Não se deve fazer compras pela internet – Mito
Muitos dos produtos internacionais que as pessoas compram pela Internet vêm da China e, por isso, é natural que surjam boatos de que essas compras não são seguras.
No entanto, trata-se apenas de uma inverdade: as pessoas podem continuar comprando virtualmente, ainda que seja um produto chinês ou italiano.
O tempo de sobrevivência do coronavírus fora do corpo humano é muito curto, sobrepondo-se ao período necessário para a entrega da mercadoria ao seu consumidor.
Após esse artigo, a equipe do Plano de Saúde Populares espera que as pessoas consigam entender melhor essa epidemia e a tratem de forma mais consciente e responsável.
Nesse momento, é importante termos um bom plano de saúde que cubra todos os exames em clínicas e hospitais renomados, além de sermos atendidos por profissionais gabaritados. Entre em contato conosco e faça uma cotação gratuita.