A gravidez é um momento muito especial na vida de grande parte das mulheres, entretanto, existem alguns cuidados especiais que devem ser tomados nesse período.
O Plano de Saúde Populares preparou um artigo especial sobre a importância de ter um Plano de Saúde antes da gravidez, pois isso garantirá cuidados para a gestante e o bebê durante todo o período de gestação.
Cobertura para toda a gravidez
Ao mesmo tempo em que você pensa em ter um filho, deve considerar fazer um plano de saúde. O motivo principal é que se você contratar o plano, quando já estiver grávida, pode ocorrer do plano não garantir toda a assistência necessária.
No período de carência, o plano de saúde poderá ter apenas o monitoramento da gestação e exames simples. O ideal é já ter acesso a tudo quando a gravidez começar.
A duração do período de carência depende de cada plano de saúde, mas você deve estar ciente disso, porque até que esses meses estipulados tenham passado, as despesas derivadas não serão cobertas.
Veja também: Conhecendo as 3 mulheres que fizeram história na medicina
Acompanhamento e exames
Um bom plano de saúde incluirá o acompanhamento da gravidez e a realização de exames com diagnóstico, a consulta de ginecologista e obstetra, exames de sangue e urina e ultrassonografias.
Para a realização desses exames, tecnologias como triagem neonatal (uma das técnicas mais utilizadas para a detecção de anormalidades cromossômicas durante o primeiro trimestre) ou amniocentese serão utilizadas.
O ginecologista é quem determinará os exames a serem realizados, dependendo da semana de gravidez em que você estiver. Ele poderá pedir exames de ultrassom, urina e sangue, teste de O’Sullivan (conhecido como exame de açúcar), entre outros.
O médico poderá avaliar o exsudado vaginal e retal, eletrocardiogramas (para determinar a adequação da aplicação da epidural no momento do parto), etc.
Se o exame tiver que ser feito em determinado estágio da gravidez e o período de carência ainda não tiver expirado, você terá que arcar com o custo ou ir ao sistema público de saúde para concluir.
Também pode te interessar: A importância da vacina na gravidez
Proteção para seu bebê
Com o plano de saúde da mãe, o bebê tem cobertura automática e recebe assistência médica durante o parto, bem como nas complicações que podem surgir nos dias imediatamente posteriores a ele.
Embora você deva incluir seu filho ou filha como beneficiário no plano, você tem um prazo, que varia conforme o plano. Enquanto isso, com o plano de saúde da gravidez, a assistência ao recém-nascido é garantida.
Daí a importância de se antecipar à gravidez, contratando seu plano de saúde para poder usufruir de todas as garantias importantes e necessárias. Para você e seu bebê serem atendidos perfeitamente.
Antes de qualquer coisa, ao contratar um plano de saúde pensando na gravidez, você deve consultar os profissionais que estão ao seu serviço e os hospitais que atendem o plano contratado.
É importante fazer todas as perguntas e fazer uma comparação completa de todos os contratos e garantias, para que você e seu filho fiquem protegidos contra eventos imprevistos.
Para isso, faça agora mesmo uma cotação gratuita com a equipe do Plano de Saúde Populares e encontre o plano que mais se adequa às suas necessidades.