Você, com certeza, já deve ter sentido um desconforto depois de comer alguma coisa, gerando a famosa queimação e outros tipos de indigestão, mas caso esses sintomas se tornem recorrentes, você pode ser vítima da infame gastrite.
A equipe do Plano de Saúde Populares preparou um artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre a gastrite e algumas dicas para aliviar seus sintomas, que irão ajudar a prevenir que ela se torne uma ulcera.
O que é gastrite?
A gastrite é uma inflamação, infecção ou erosão na parte que reveste o estômago. Ela pode ser aguda, durando pouco tempo, ou crônica, que pode continuar por meses ou anos.
Veja também: Aprenda a identificar e tratar a Gastrite Nervosa!
Sintomas de Gastrite
A gastrite pode aparecer sem ser notada, porém podem aparecer sinais, como:
- Sensação de queimação e azia;
- Náusea, indigestão e vômito;
- Falta de apetite;
- Dores na área do abdômen;
Quando a situação fica mais grave, pode haver sangramento da parede do estômago, levando a fezes escuras e vômito de sangue.
Causas
Na maioria das vezes, ela é causada pela fraqueza na barreira mucosa que reveste a parede do estômago. Isso acaba fazendo com que os sucos digestivos feitos pelo estômago causem danos no tecido do órgão.
A fraqueza pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que fica no revestimento de estômago. Se não houver um tratamento correto, podem surgir úlceras ou desenvolver câncer de estômago.
Alimentos que ajudam a combater a gastrite e aliviar os sintomas
Frutas que não são ácidas
As frutas liberadas e que não agridem o estômago são: goiaba, mamão, banana, laranja lima e maçã.
O ideal é consumir entre 4 e 5 porções por dia, distribuídos entre: café da manhã, meio da manhã, sobremesa do almoço, no período do almoço ao jantar e na sobremesa após o jantar.
Chá de hortelã e alecrim
O chá de hortelã e alecrim ajudam na digestão, diminuindo a acidez do estômago e amenizando azia, gases e cólicas. O ideal é beber 30 minutos antes das refeições.
Alimentos com lactobacilos
Em alguns casos, a gastrite acaba com as bactérias boas do estômago. Por isso, é importante fazer uma reposição dos lactobacilos para colocar no estômago novas bactérias benéficas, curando a gastrite.
Eles podem ser obtidos em iogurtes e, também, são vendidos na forma de pó.
Peixe e frango
A carne de frango ou peixe de pouca gordura cozido, refogado ou grelhado, bem como algumas carnes vermelhas menos gordurosas, podem fazer muito bem para a digestão.
Caldo de feijão
O grão de feijão não é indicado, porém o caldo pode ter um bom proveito. Ele é fácil de ser digerido e consegue manter uma boa quantidade de nutrientes que o feijão oferece.
Verdura e legumes refogados
Comer legumes e verduras faz bem, se estiverem refogados para não agredir as paredes do estômago.
Bolacha de água e sal
As bolachas de água e sal ou maisena podem ser consumidas nos intervalos entre as refeições, para que o estômago não fique vazio.
Suco de aloe vera (babosa)
O suco de aloe vera possui propriedades cicatrizantes. Além de não prejudicar, essa erva ajuda na cura das feridas no estômago. Ele pode ser encontrado pronto e deve ser tomado antes de dormir todos os dias.
Biomassa de banana verde
A banana verde cozida apresenta um amido que ajuda a alimentar os lactobacilos. Assim, a biomassa mantém os lactobacilos vivos, e eles, por sua vez, ajudam na recuperação do tecido.
Gostou das nossas dicas? Além de segui-las, não se esqueça de que o acompanhamento de um médico de confiança também é imprescindível, para isso, faça uma cotação gratuita e encontre o melhor plano de saúde para você e sua família.