Você sabia que a endometriose é uma doença que pode atingir as mulheres a partir da primeira menstruação e pode se estender até a última?
Então, esse diagnóstico, geralmente, acontece quando a paciente tem em torno dos 30 anos.
A endometriose é um processo inflamatório causada pelas células do endométrio anormais, que migram para o sentido oposto do organismo e causam uma inflamação.
Antes de aprofundarmos com a leitura, leia o assunto a seguir: Candidíase | Para essa infecção, existe sim tratamento! Esse tema envolve cuidados com a saúde feminina.
Confira agora mais detalhes sobre a doença:
O que é endometriose ?

A endometriose acontece por causa do tecido chamado “endométrio”, que reveste o útero. Quando não ocorre a gravidez, no final do ciclo menstrual, ele descama e é expelido pela menstruação.
No caso de endometriose, células do endométrio migram para o sentido oposto, saindo pelas trompas e caindo no organismo, gerando um quadro de inflamação.
Os sintomas mais comuns são: dor e infertilidade. Cerca de 20% das mulheres têm apenas dor, 60% têm dor e infertilidade, e 20% apenas infertilidade.
Em alguns casos, as mulheres sofrem de dores incapacitantes e outras não sentem nem se quer um sintoma.
Mas, fique atento aos sinais abaixo:
- Dificuldade para engravidar e infertilidade
- Cólicas menstruais intensas
- Dor durante as relações sexuais
- Fadiga crônica e exaustão
- Sangramento menstrual intenso ou irregular
Tratamento da endometriose
O primeiro passo do tratamento é investir em um plano de saúde, pois em momentos como esse, garantir uma boa assistência e se proteger é algo indispensável.
E, sabe com quem você pode contar? Claro, que é com Plano de Saúde Populares, nós oferecemos os melhores preços e as principais operadoras do Brasil.
Agora, vamos para o segundo passo, caso esteja com endometriose, você encontra dois tipos de tratamento: o procedimento cirúrgico ou anticoncepcionais.
Cirúrgico
O procedimento mais comum é a videolaparoscopia, que pode ser realizada em qualquer estágio da doença, principalmente, para diagnosticar o número de lesões, aderências, a obstrução tubária para curar a enfermidade.
Além de limpar o seu organismo dos pequenos focos.
Em casos mais avançados, o indicado é a cirurgia laparoscopia, em que é possível eliminar as complicações que a doença pode trazer, como cistos.
Nesse processo não é descartável a possibilidade de remover os órgãos pélvicos afetados pela enfermidade.
E, dependendo da gravidade, existe a possibilidade de o tratamento ser feito por laparoscopia, com laser.
Contraceptivos
A endometriose é uma doença causada pelas células do endométrio que caem no organismo durante a menstruação da mulher.
Portanto, o meio mais eficaz para que não ocorram outros focos de endometriose no organismo é suspendendo a menstruação.
Desse modo, mesmo com a cirurgia, o indicado é utilizar métodos contraceptivos para que a mulher não menstrue.
Medicamentos
Os medicamentos são utilizados para diminuir a dor. Os comuns para a endometriose, são: analgésicos, anti-inflamatórios, análogos de GNRh, danazol e dienogeste.
Mas, lembre-se antes de consultar o seu ginecologista.
Endometriose causa infertilidade?
Segundo o Dr. Dauzio Varella, a endometriose é uma das causas de infertilidade, mas, isso não quer dizer que toda mulher que tem endometriose será infértil.
A infertilidade ocorre quando as células do endométrio caem no organismo, elas podem grudar em alguns órgãos e até mesmo, grudar um órgão no outro.
Quando isso acontece, a mulher precisa tirar essas células e, durante a cirurgia, pode ser necessário a retirada de parte desses órgãos, ou até mesmo, eles inteiros, como úteros e ovários.
Mas, isso dependerá do avanço da doença! Quando a doença está no início, o indicado é fazer a videolaparoscopia para eliminar os pequenos focos e, assim, a mulher consegue engravidar.
Quer saber mais? Assista agora o vídeo do Dr. Drauzio Varella:
Gostou? Continue acompanhando o blog do Plano de Saúde Populares, estamos sempre a sua disposição.
Não perca tempo e faça uma cotação conosco, é gratuito, não custa nada!