Você sente dormência ou sente formigamento nas mãos? Então, você pode estar sofrendo de Síndrome do Túnel do Carpo e nem imagina!
Muitas pessoas desconhecem, mas a Síndrome do Túnel do Carpo provoca dormência, formigamento e é uma neuropatia, ou seja, uma doença nos nervos.
Segundo o Dr. Dayan Siebra, essa doença ocorre quando há uma compressão do nervo mediano nessa região da mão, chamada de canal do carpo.
Por isso, se você sente este incômodo, principalmente à noite, esta matéria é perfeita para você!
Afinal, o que é Síndrome do Túnel do Carpo?

Como dissemos anteriormente, a Síndrome do Túnel do Carpo é uma doença causada na região entre o antebraço e a mão.
Nessa localidade do nosso braço, existe como se fosse um túnel onde passa o nervo mediano e tendões flexores, revestidos por uma bainha sinovial.
Essa bainha é uma membrana que reveste os tendões e permite que os tendões deslizem mais facilmente.
Contudo, quando há qualquer tipo de situação que aumenta a pressão neste canal, ocorre uma compreensão no nervo mediano, o que chamamos de Síndrome do Túnel do Carpo.
Causas
A principal causa dessa síndrome é o Dort – (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), também conhecido como L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo).
Esses termos se referem aos movimentos repetitivos ou de forma inadequada que a pessoa faz.
Movimentos como sentar errado na cadeira, digitar muito, posicionamento dos pulsos enquanto usa o teclado e o mouse, tocar instrumentos, entre outros.
Há também outros fatores como cistos, tumores, causas inflamatórias (artrite reumatoide), traumáticas (quedas e fraturas), hormonais e medicamentosas.
Vale ressaltar que doenças como diabetes, hipotireoidismo, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e doenças vasculares também podem causar um inchaço e gerar a síndrome.
Mulheres na pré-menopausa também sentem mais essa síndrome do túnel do carpo, geralmente, causada pela queda do hormônio estrogênio.
Sintomas
O principal sintoma é a parestesia que causa a sensação de formigamento e dormência. Normalmente, essas sensações acontecem na mão, na região de inervação do nervo mediano, e com mais frequência à noite.
O GRANDE ALERTA no caso desta síndrome é que com o passar do tempo, se isso não é tratado, a pessoa começa a ter dificuldades de manipular pequenas coisas.
Dessa forma, o paciente começa a ter dificuldades pregar um botão, abotoar uma camisa e até segurar uma xícara.
À princípio pode parecer algo inofensivo, mas se não tratar, pode ser incapacitante!
Diagnóstico
Para chegar ao diagnóstico há muitas técnicas e testes que o clínico geral, neurologista, neurocirurgião ou ortopedista podem fazer.
Normalmente, os testes são bem simples. Em um deles, o médico “dobra” o punho do paciente e mantêm durante um minuto para ver se o paciente sentirá algum sintoma.
Além disso, na maioria das vezes, o médico pede um exame chamado: eletroneuromiografia.
Este exame, normalmente, é feito por um neurologista que vai realizando pequenos furos com uma agulha para avaliar o nervo e a função do nervo no músculo.
Tratamento
O tratamento leva em conta com o grau de comprometimento do problema e o tipo de atividade de cada paciente.
E, isso só é feito por meio de uma avaliação médica!
O primeiro passo é desinflamar a região e buscar descobrir o que você tem feito para desenvolver a síndrome.
Nesses casos, pode ser receitado um medicamento, como anti-inflamatório, remédio com corticoide ou corticoide injetado no local.
Além disso, o terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta pode analisar como a pessoa trabalha, como ela senta e pode indicar soluções, como indicar uma órtese para imobilizar o punho.
Uma dica preciosa do Dr. Dayan Siebra e utilizar métodos caseiros para desinflamar, como o gengibre com água, ômega 3 e a cúrcuma.
Em último caso, a indicação é a cirurgia. Mas, o Dr. Dayan não aconselha! Segundo ele, as cirurgias aliviam, mas infelizmente, após um período pode ocorrer o reaparecimento da doença.
Por isso, vale a pena mudar o estilo de vida, melhore a forma de trabalhar e faça exercícios físicos!
Gostou? Essas foram as dicas do Dr. Dayan Siebra, para acompanhar o conteúdo na íntegra, assista o vídeo abaixo:
E, lembre-se: é muito importante procurar um médico caso tenha qualquer dos sintomas para ter um diagnóstico precoce.
Qualquer doença que é descoberta no início, os tratamentos são mais simples e com mais eficácia.
Por isso, o Dr. Dayan recomenda: sentiu dormência nas mãos? Procure um médico!
E, nisso o Plano de Saúde Populares é especialista! Nós possuímos os melhores preços do mercado!
Comprove você também!