O paracetamol é um dos medicamentos mais utilizados do mundo para tratamento de febres e dores de grau moderado a intenso. Essa grande popularidade se deve a grande eficiência do remédio aliada ao baixo preço e segurança.
Uma das combinações mais famosas é o paracetamol com fosfato de codeína, que é outro fármaco que auxilia na diminuição da tosse e alívio dores. Mesmo se tratando de dois medicamentos com muitas indicações para o combate a tais sintomas, é preciso ter muito cuidado antes de tomar, pois seu uso pode trazer riscos.
Por mais seguras que sejam, essas medicações não devem ser usadas para automedicação. É sempre recomendado que se procure um profissional da área médica que possa diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.
Abaixo descrevermos um pouco dos efeitos e das contraindicações da combinação de paracetamol com codeína. Vale ressaltar que as informações contidas neste site são apenas orientações e não substituem em hipótese alguma as orientações que somente o médico pode informar após lhe examinar.
Combinação de paracetamol com codeína
Esses dois componentes, geralmente são indicados nas farmácias para dores fortes, como: enxaqueca, hérnia de disco e dor de dente. Ou seja, é uma medicação que ajuda a combater desconfortos, que a dipirona não consegue controlar.
A combinação é efetiva, pois os dois elementos combinam suas propriedades para deixar a medicação ainda mais efetiva.
Mas, lembre-se que para conseguir esse medicamento é necessário ter uma receita controlada, transcrita pelo médico. Não tente se auto medicar!
E, mesmo com a receita médica, procure a orientação adequada e veja se você pode ou não tomar esses tipos de medicamentos.
Pois, existem pessoas que são alérgicas ao paracetamol ou que são sensíveis ao fosfato de codeína. Preste muita atenção, em todos esses requisitos!
Contraindicação
O paracetamol com codeína não é indicado para aquelas pessoas que acabaram de sair de procedimentos cirúrgicos e em crianças que foram submetidas a cirurgia tonsilectomia.
Ah, mas eu preciso tomar o Paracetamol e agora?
Então, antes de consumi-lo é necessário saber algumas informações sobre o medicamento. Confira agora:
- Pode causar dependência física e psicológica
- Prejudica o fígado
- Não é um medicamento indicado para crianças menores de 12 anos
- Mulheres que estão em processo de amamentação, não podem usar o medicamento
Está vendo como é importante saber as contraindicações, antes de comprá-lo na farmácia?
A combinação de Paracetamol com Codeína deve ser usada com cautela, independentemente de você estar no grupo de riscos ou não.
Todos nós precisamos analisar se o medicamento é viável. Principalmente as pessoas que apresentam crises compulsivas, lesões na cabeça, pressão alta, ou pessoas com problema de fígado e renais.
É, importante você saber
Segundo o Dr. Dayan Siebra, ainda não existe provas que comprovem a eficácia do paracetamol junto com a codeína. Por isso, tome se realmente não tiver outra saída.
Dica! Conserve a medicação em uma temperatura de mais ou menos 15 graus. Se você mora em local quente, não deixe o medicamento exposto, afaste o remédio da luz, da umidade e, claro, olhe a validade.
Todos esses cuidados, garantem o seu bem-estar e fazem com que o medicamente tenha efeito.
Confira agora o vídeo explicado na integra do Dr. Dayan Siebra
Gostou das dicas? O Plano de Saúde Populares está sempre em busca de conteúdos que sejam relevantes para você.
E, se você é uma pessoa que se preocupa com a sua saúde, não deixe de fazer uma cotação gratuita conosco. Temos especialistas, bem preparados e prontos para tirar todas as suas dúvidas.
Não perca tempo e entre em contato conosco agora!