A farinha de trigo é um ingrediente presente em grande parte dos alimentos que consumimos diariamente. No entanto, ela pode ser prejudicial à saúde de muitos brasileiros. Mas não se preocupe que é possível encontrar um substituto à altura para o trigo: a aveia.
A aveia é um cereal resistente que pode ser cultivado em diversos solos pobres, onde muitas outras culturas não sobreviveriam, fazendo dela um grão resistente e mais acessível.
Mas afinal, quais são os reais benefícios da aveia? Vale a pena mesmo inserir ela na dieta no lugar do trigo?
Segundo o Dr. Moacir Rosa, ambos são grãos, mas mesmo assim existem algumas diferenças importantes entre eles que você precisa saber. Confira abaixo!
Principais diferenças entre aveia e trigo
O trigo é um alimento com altíssimo índice glicêmico, principalmente quando ele é processado, para virar farinha, por exemplo. Isso por que durante esse processo vários nutrientes são perdidos, sobrando basicamente apenas carboidratos. E esse fator sozinho pode prejudicar a sua saúde.
O índice glicêmico (IG) é um valor que mede a velocidade de aumento da taxa de glicose no sangue após o consumo de um alimento. Comidas com um baixo IG levam mais tempo para serem digeridas, deixando por mais tempo a sensação que estamos satisfeitos.
Já alimentos com um índice glicêmico alto são digeridos mais rapidamente e liberam uma grande quantidade de açúcar em nossa corrente sanguínea. Esse açúcar é absorvido pelo corpo e transformado em gordura.
Ou seja, pessoas diabéticas ou que buscam emagrecer devem abrir o olho e cortar ao máximo alimentos com um alto IG da dieta. E como já citamos anteriormente, um dos mais presentes é o trigo.
Além do número alto de carboidratos, ele também possui glúten e proteínas inflamatórias em sua fórmula, que podem causar uma série de doenças ao longo do tempo.
E quanto a aveia? Apesar de também ser um grão ela possui algumas vantagens quando comparada ao trigo.
Confira abaixo algumas de suas vantagens:
- Ela é rica em proteínas, minerais, fibras e vitaminas, principalmente do complexo B.
- Uma das substâncias mais interessantes da aveia é conhecida como beta-glucana, que melhora a nossa sensibilidade a insulina. Ou seja, seu corpo precisa produzir menos insulina, e isso auxilia na proteção contra a diabetes e ajuda no emagrecimento.
E é importante ressaltar um ponto: a aveia não possui glúten. Mesmo assim, antes de comprá-la em supermercados certifique-se que no rótulo da embalagem existe a confirmação que ela é livre de glúten.
Isso por que durante os processos de transporte e armazenamento (que por vezes é feito junto com o trigo) a aveia pode absorver resquícios de glúten, em um processo conhecido como contaminação cruzada.
A aveia também tem seus defeitos
Por mais que a aveia ofereça diversos benefícios para a saúde, ela não deixa de ser um grão e, por esse motivo ainda é rica em carboidratos. Se você é diabético ou deseja emagrecer ela pode atrapalhar um pouco os seus objetivos.
A farinha de aveia também possui os chamados anti-nutrientes, que quando ingeridos, prejudicam a absorção de minerais como cálcio, ferro e zinco.
Animais vegetarianos possuem enzinas capazes de digerir esses anti-nutrientes. O gado, por exemplo, tem aveia em sua dieta, para que ele engorde na fase final do corte.
Os seres humanos, no entanto, não possuem tais enzimas e temos uma fermentação pequena. Por esse motivo os anti-nutrientes acabam por vezes nos prejudicando, criando massa indesejada, por exemplo.
Vamos resumir a aveia em alguns pontos:
- A aveia é um alimento rico em diversas fibras e vitaminas, mas dependendo do seu objetivo é necessário ter alguns cuidados.
- Por mais que a aveia seja um pouco mais saudável que o trigo, não é recomendável que o consumo dela seja feito todos os dias, por conta dos seus anti-nutrientes
Abaixo você confere um vídeo onde o Dr. Moacir Rosa explica em detalhes as diferenças entre o consumo da aveia e do trigo.
E para você que ainda possui dúvidas se deve ou não incluir a aveia em sua dieta, o mais recomendável é buscar a ajuda de um profissional. Um nutricionista poderá lhe avaliar e recomendar uma alimentação balanceada e saudável para o seu organismo.
Portanto, não perca tempo e invista em um plano de saúde que lhe forneça os profissionais mais adequados para você.
E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde, a melhor forma de fazer isso é consultando médicos especialistas. Para ter acesso a tais profissionais e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!