Você sabia que o açafrão, aquele tempero que muitas vezes usamos sem perceber, vem da família do gengibre? Pois é, muitos alimentos deliciosos compartilham de origens muito parecidas.
O açafrão é originário da Ásia, e além de ser utilizado na cozinha com um condimento, também pode ser usado como corante ou como ingrediente de certos medicamentos.
E vale ressaltar que, nesse artigo estaremos falando do açafrão-da-terra, ou cúrcuma. Não confunda com o açafrão-vermelho, que é uma das especiarias mais caras do mundo. Depois desse breve aviso para poupar sua carteira, vamos ao assunto!
O alimento vem ganhando cada vez mais espaço na culinária brasileira graças às suas propriedades anti-infamatórias. Normalmente é usado em pratos que envolvem arroz, carnes brancas, pratos derivados da culinária indiana e até em shots de bebidas.
Tem gente que o conhece como açafrão da terra, cúrcuma, açafrão da Índia, gengibre amarelo, mas independentemente de como você o identifica, é importante que você saiba todos os benefícios que ele oferece a saúde.
Ele é rico em vitamina C, vitamina B6, potássio, ferro, cálcio e magnésio, proteínas e gorduras saudáveis que favorecem o bem-estar de todo o organismo.
Por esse motivo, junto com o Dr Dayan Siebra, separamos alguns benefícios do açafrão.
Veja a lista abaixo:
- Pelo fato do açafrão possuir propriedades medicinais incríveis, ele ajuda nas ações: antitumoral, antidiabética, antiviral, antibacteriana, antifadiga, antioxidante e anti-inflamatório.
- Ele beneficia as funções cerebrais: diversas pesquisas feitas em universidades apontam que o açafrão pode ser um grande aliado da saúde cerebral. Suas propriedades podem ser usadas para tratar doenças degenerativas e lesões. Ele também é capaz de impedir a formação de compostos destrutivos presentes no cérebro, reduzindo o risco do surgimento de doenças como o Alzheimer.
- Garante o aumento do fator neurotrófico, fator responsável pela multiplicação e conexões entre os neurônios, ou seja, você vai melhorar o funcionamento do seu cérebro.
- Reduz doenças do coração: o açafrão pode ajudar a evitar a oxidação do colesterol do organismo, que muitas vezes danifica os vasos sanguíneos fazem os mesmos se acumularem no formato de placas. Esse processo pode resultar em um ataque cardíaco ou até mesmo em um derrame.
- Diminui o colesterol.
- Seus componentes ajudam na prevenção contra o câncer e na sua proliferação.
- Previne de doenças como infarto, Avc, artrite, alergia, gastrite, diabete.
- É um ótimo esfoliante.
- Acelera a cicatrização de feridas.
- Ajuda no tratamento de acne: o açafrão também possui propriedades antissépticas e antibacterianas que combatem espinhas e aumentam o brilho natural da pele.
- Auxilia no tratamento de calcanhar ressecado.
- Auxilia no combate à depressão: o açafrão também foi objeto de estudos em pessoas que sofrem de depressão. Os efeitos foram parecidos com antidepressivos muito utilizados para tentar amenizar os efeitos da doença, porém sem os efeitos colaterais que esses medicamentos trazem. Os casos com mais evolução foram em pacientes com quadros mais avançados de depressão, onde os níveis de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar foram ainda maiores.
Qual a melhor forma de usar o açafrão?
Como citamos anteriormente, o açafrão pode ser utilizado de diversas maneiras. Porém, existem algumas dicas para fazer um aproveitamento melhor do tempero. Por se tratar de um pó, não é recomendado consumir o açafrão puro e seco. O ideal é misturá-lo em algum tipo de líquido para aí sim adicioná-lo à comida.
Algumas combinações interessantes são com: arroz, legumes, feijão, omeletes, bolos, tapiocas, ervilhas, carnes de aves e bois, cozidos, sucos e demais bebidas.
Um aliado poderoso do açafrão é a pimenta-do-reino, isso se deve ao fato dela aumentar a absorção de outros nutrientes. O curry, outro tempero muito popular e conhecido, é fruto da mistura entre o açafrão e a pimenta.
No entanto, é necessário dosar bem as quantidades do tempero colocadas nos alimentos. Por ter um gosto forte e terroso, o açafrão pode dominar o sabor da comida toda, ao invés de acrescentar. Portanto, use-o em pequenas quantidades, em pitadas, para que sua cor amarela e seu gosto deixe a comida ainda mais suculenta.
Para complementar o conhecimento
Então podemos dizer que o açafrão, graças aos seus componentes, atua na prevenção de varias doenças como o câncer, Alzheimer, entre outras enfermidades.
Além disso, ele reduz a inflamação do corpo e baixa a possibilidade da pessoa ter câncer.
Isso acontece porque o câncer é uma doença genética, mas que não deixa de ser uma inflamação, que atua como pré inflamação no nosso organismo.
Viu como o açafrão é uma fonte rica em nutrientes? E o melhor é que ele também pode ser usado como uma forma de aliviar e prevenir diversos problemas de saúde.
Confira agora o vídeo na íntegra:
Eu sei que você se preocupa com a sua saúde e quer garantir o bem estar de sua família, por esse motivo você não pode deixar de adquirir um plano de saúde.
No Plano de Saúde Populares você tem acesso a uma das melhores operadoras do Brasil, com uma grande facilidade.
É só clicar aqui: https://www.planodesaudepopulares.com.br é fazer uma simulação online.
Não perca tempo!